No dia 22 de outubro de 2024, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará a oficina “A história da capoeira e as movimentações da capoeira contemporânea” no Espaço Madeirão da Unidade Tapajós, em Santarém. A atividade, que será gratuita e aberta a toda a comunidade, visa integrar crianças, jovens, adultos e idosos em um aprendizado sobre a capoeira, reconhecida como um importante elemento da cultura brasileira.
O projeto é uma iniciativa do Programa Intercultural do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII) da Ufopa, em colaboração com o Centro Cultural Movimento Capoeira e escolas estaduais de Santarém. O objetivo é promover a capoeira como uma ferramenta de educação para as relações étnico-raciais e como meio de ensino da história e cultura afro-brasileira. A ação também visa capacitar estudantes universitários e do ensino médio em temas relacionados à educação antirracista.
Coordenada pela professora Marilia Fernanda Pereira Leite, a oficina será conduzida por Railson Santos, contramestre do Centro Cultural Movimento Capoeira. A capoeira, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural brasileiro e pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade, é uma prática presente em mais de 150 países e será celebrada neste evento como um valioso recurso cultural na formação educacional. A certificação digital de duas horas será oferecida aos participantes.