Uma pesquisa do Pew Research Center revelou que as prioridades dos eleitores americanos na hora de decidir o voto variam significativamente de acordo com a afiliação política. Entre os apoiadores do ex-presidente Donald Trump, os temas mais relevantes incluem a economia (93%), a imigração (82%) e o crime violento (76%). Em contrapartida, apenas uma minoria considera a desigualdade racial (18%) e as mudanças climáticas (11%) como questões muito importantes. Já os eleitores que apoiam Kamala Harris priorizam questões como saúde (76%), nomeações para a Suprema Corte (73%) e, em menor medida, a economia (68%) e o aborto (67%).
A pesquisa também aponta uma mudança na importância de alguns temas desde a eleição de 2020. A imigração, por exemplo, é considerada muito importante por 61% dos eleitores atualmente, refletindo um aumento de 9 pontos percentuais em relação às eleições presidenciais anteriores. Para os apoiadores de Trump, a imigração se tornou ainda mais relevante, com um aumento de 21 pontos, enquanto entre os apoiadores de Harris, a importância do tema cresceu 8 pontos desde 2022, embora ainda esteja abaixo da marca de 46% registrada por apoiadores de Biden em 2020.
Em relação à confiança nos candidatos, Trump é visto como mais capaz em questões econômicas e de imigração, enquanto Harris tem vantagem em temas como política de aborto e questões raciais. A pesquisa mostra que os eleitores estão divididos sobre a capacidade de ambos os candidatos de unir o país ou reduzir a influência do dinheiro na política, com níveis de confiança relativamente baixos em ambos os casos. Essa dinâmica reflete um cenário eleitoral polarizado, onde as prioridades dos eleitores estão profundamente ligadas a suas identidades políticas.