O promotor de justiça Abel Andrade Leal foi eleito como o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPTO) para o biênio 2025/2026. A votação ocorreu na sexta-feira (11), e Abel foi o único candidato, recebendo 114 dos 115 votos dos membros da instituição. Com a escolha, a lista com seu nome será encaminhada ao governador Wanderlei Barbosa, que terá um prazo de até 15 dias para efetivar a nomeação.
Abel Andrade, que ingressou no MPTO em 2001, já atuou em diversas promotorias e ocupou cargos como subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, ele é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital e chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, além de coordenar o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e presidir várias comissões no MPTO.
A posse do novo procurador-geral está marcada para o dia 14 de novembro, sucedendo Luciano Casaroti, que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos. A transição marca um novo capítulo na liderança do Ministério Público do Tocantins, com expectativa de continuidade nos esforços da instituição em sua função de defesa da justiça e do interesse público.