As eleições municipais de Marília, realizadas no último domingo (6), resultaram na definição de uma nova composição para a Câmara Municipal, que agora conta com 17 vereadores, um aumento em relação ao número anterior. A vereadora mais votada foi Fabiana Camarinha (PODEMOS), que recebeu 4.281 votos. Do total de 13 candidatos que disputaram a legislatura anterior, 9 foram reeleitos, enquanto 8 são novos integrantes da Câmara. Importante ressaltar que a presença feminina na câmara dobrou, passando de 2 para 4 cadeiras ocupadas por mulheres.
O aumento no número de cadeiras foi aprovado em uma sessão extraordinária no final de 2021. Entre os partidos, o PP se destacou com três representantes, enquanto outros partidos como AVANTE, REPUBLICANOS, UNIÃO BRASIL, PODEMOS, DEMOCRACIA CRISTÃ e CIDADANIA elegeram apenas um candidato cada. A coligação do prefeito eleito, Vinícius Camarinha (PSDB), abrange a maioria dos novos vereadores, com dez deles pertencendo ao mesmo partido ou coligação.
A lista dos vereadores eleitos inclui, além de Fabiana Camarinha, outros nomes como Guilherme Bks Burcão (DEMOCRACIA CRISTÃ) e Vania Ramos (REPUBLICANOS), que foram reeleitos. A renovação na Câmara Municipal promete trazer novas perspectivas e representatividade, refletindo uma dinâmica política que se molda a partir das demandas da população local. A Câmara de Marília deverá continuar seu trabalho em busca de atender às necessidades da comunidade, com um novo equilíbrio entre a experiência e as novidades trazidas pelos novos eleitos.