A Nippon Steel anunciou que venderá sua participação de 50% na usina siderúrgica de Calvert, localizada no Alabama, para a ArcelorMittal por apenas US$ 1, caso consiga concluir a compra da U.S. Steel. A empresa, que é a quarta maior siderúrgica do mundo, acredita que essa venda ajudará a dissipar preocupações regulatórias e a acelerar a análise da transação pelo governo dos Estados Unidos, que já enfrenta resistência política.
A vice-presidente dos EUA e outros líderes políticos expressaram apoio à manutenção da U.S. Steel sob controle nacional, o que levou o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos EUA a prorrogar a análise do negócio até o final de dezembro. Em resposta a essas preocupações antitruste, a Nippon Steel reavaliou sua posição e decidiu que a venda de sua participação na usina de Calvert era a melhor forma de obter a aprovação regulatória necessária.
A empresa, que deverá registrar uma perda de cerca de 230 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 1,55 bilhão) com a transação, enfatiza que a usina de Calvert, apesar de sua produção robusta de 4,7 milhões de toneladas de chapas de aço anualmente, não é tão estratégica quanto a aquisição da U.S. Steel, que tem uma capacidade anual de produção de quase 16 milhões de toneladas. Caso a aquisição da U.S. Steel não se concretize, a venda da participação na usina não será realizada, garantindo assim a proteção de seus resultados financeiros.