Neste domingo (27), a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, realizará o segundo turno das eleições para a prefeitura, com 575.629 eleitores aptos a votar. O processo eleitoral contará com 1.475 seções, localizadas em 215 pontos de votação. Os eleitores poderão votar das 8h às 17h, e é necessário apresentar um documento de identidade com foto, embora também seja possível utilizar o aplicativo e-Título, desde que o eleitor tenha cadastrado sua biometria e tenha uma foto no app.
O voto é facultativo para analfabetos, jovens de 16 a 18 anos e pessoas acima de 70 anos, enquanto para os eleitores entre 18 e 70 anos, é obrigatório. Aqueles que completaram 18 anos entre o primeiro e o segundo turno também devem votar. A Justiça Eleitoral esclarece que não há restrições para quem não votou no primeiro turno, pois cada etapa é considerada uma eleição independente. Os eleitores devem estar com o cadastro regularizado e, caso o nome não conste na seção, podem votar se seus dados estiverem no cadastro da urna.
Além da apresentação de um documento oficial com foto, o eleitor pode levar uma anotação pessoal dos números dos candidatos, conhecida como “colinha”, para facilitar a votação. No entanto, celulares são proibidos na cabine de votação. A Justiça Eleitoral aceita diversos documentos como identificação, incluindo o e-Título, carteiras de identidade e habilitação, que podem estar fora da validade, desde que a identidade do eleitor possa ser comprovada.