A recente prova do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) trouxe à tona a música “Macetando”, gravada por Ivete Sangalo e Ludmilla, em uma das questões de língua portuguesa. A pergunta abordava o significado da palavra “macetando”, que, segundo a letra, possui um duplo sentido. O uso dessa canção como referência na prova gerou discussões sobre a relevância de incorporar elementos da cultura popular na educação, destacando a necessidade de uma abordagem mais conectada com o cotidiano dos estudantes.
A inclusão de “Macetando” no vestibular foi vista como um reflexo da sintonia dos elaboradores da prova com a música contemporânea e com o gosto da juventude. Embora a música tenha sido alvo de críticas por parte de alguns setores que consideram seu conteúdo de baixo nível, a escolha evidencia um esforço por parte da educação em valorizar a diversidade cultural e em evitar preconceitos sobre estilos musicais. Essa decisão pode ser interpretada como um passo importante para a aproximação da gramática e da cultura popular, promovendo uma análise crítica das letras.
Por fim, a questão levanta um debate sobre a percepção da música popular e sua legitimidade no âmbito educacional. A presença de canções de duplo sentido nas provas pode ser vista como uma maneira de engajar os estudantes, fazendo com que se sintam mais representados no processo de aprendizado. O desafio agora é superar o preconceito existente em relação a determinadas expressões culturais, reafirmando que a língua portuguesa é um reflexo dinâmico e em constante evolução da sociedade brasileira.