O Departamento de Transportes dos Estados Unidos impôs uma multa de US$ 50 milhões à American Airlines devido ao tratamento inadequado de passageiros com deficiência. Este valor histórico é 25 vezes maior do que a penalidade anterior aplicada a outra companhia aérea, refletindo um novo padrão de responsabilidade no setor. O secretário de Transportes afirmou que a era de tolerância a essas violações acabou, e as novas penalidades visam transformar a conduta das companhias aéreas em relação aos seus serviços para este público.
As acusações contra a American Airlines incluem falhas na assistência aos passageiros e no manuseio de cadeiras de rodas, resultando em ferimentos e em um tratamento indigno. O acordo prevê que a companhia pague US$ 25 milhões ao longo de três anos e invista outros US$ 25 milhões para resolver as questões identificadas e compensar os passageiros afetados. O Departamento de Transportes também destacou que a empresa apresentou o pior desempenho no cuidado com cadeiras de rodas entre as companhias aéreas americanas.
A American Airlines, embora não tenha admitido responsabilidade, anunciou um investimento de mais de US$ 175 milhões em melhorias de serviços e infraestrutura para atender melhor os passageiros com mobilidade reduzida. A companhia relatou um aumento de mais de 20% na taxa de manuseio de cadeiras de rodas desde 2022 e recebeu 7,9 milhões de solicitações de assistência em relação a esse serviço no ano anterior. O Departamento de Transportes continua a investigar outras companhias aéreas por possíveis violações semelhantes.