Uma frente fria trouxe mudanças drásticas no clima de diversas cidades do Paraná, que até então enfrentavam ondas de calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 92 municípios estão sob alerta de tempestades para esta quarta-feira (2). A previsão indica a possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios, vento intenso e até granizo, devido ao choque entre o ar frio da frente fria e o ar aquecido que predomina na região.
As condições climáticas instáveis devem afetar especialmente as cidades do sul e as áreas do oeste e noroeste do estado, com a previsão de que as chuvas avancem para o litoral ao longo do dia. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também alertou que essa instabilidade pode persistir na quinta-feira (3), aumentando a necessidade de atenção às condições meteorológicas.
A lista de cidades potencialmente afetadas por tempestades inclui, entre outras, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. As autoridades recomendam que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações de segurança em caso de condições climáticas adversas.