Nos últimos dias, a Grande São Paulo foi afetada por um forte temporal que deixou mais de 2,1 milhões de pessoas sem energia elétrica. A Enel, distribuidora de energia da região, informou que cerca de 760 mil clientes ainda aguardavam o restabelecimento do fornecimento de energia quase 48 horas após a tempestade. Os moradores, especialmente da divisa entre a capital e Cotia, estão lidando com as consequências de um sistema elétrico vulnerável, resultando em danos significativos e desconforto, com a previsão de retorno da luz apenas na próxima terça-feira.
Os relatos dos residentes destacam os danos causados pela queda de árvores sobre a fiação elétrica, que deixou famílias sem energia e com prejuízos variados, como a perda de alimentos. Moradores expressam sua frustração com a falta de suporte da empresa, que já havia falhado em restabelecer o fornecimento durante um apagão anterior, ocorrido há apenas onze meses. A situação se agrava, especialmente para aqueles que precisam manter rotinas adequadas, como no caso de famílias com crianças e pessoas com necessidades especiais.
Em resposta aos problemas, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo está investigando as causas e eventuais responsabilidades da Enel. O governo estadual e o Procon-SP também estão tomando medidas para garantir que a empresa preste esclarecimentos sobre a demora no restabelecimento da energia. As autoridades estão comprometidas em apurar os fatos e garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, diante dos recorrentes apagões que afetam a região.