No próximo domingo (6), durante o 1º turno das eleições de 2024, mais de 10 mil profissionais de segurança estarão mobilizados em Pernambuco, conforme anunciado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A operação, que conta com 37.491 plantões, é considerada a maior do ano, superando até mesmo o carnaval, com um aumento de 19,15% em relação às eleições de 2020. O secretário Alessandro Carvalho ressaltou a importância do policiamento próximo aos locais de votação e informou que irregularidades podem ser denunciadas por meio do telefone 190 ou da ouvidoria da SDS.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) também espera que a apuração dos votos ocorra de forma mais rápida este ano. Pela primeira vez, todos os 184 municípios pernambucanos farão a transmissão dos resultados diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, afirma que a expectativa é de que o tempo de apuração seja reduzido em uma hora em relação à última eleição, prometendo um processo mais ágil e eficiente.
Além de garantir a segurança nas urnas eletrônicas, as autoridades eleitorais alertam os eleitores sobre comportamentos permitidos e não permitidos durante a votação. É permitido o uso de materiais como camisetas e faixas de candidatos, desde que não haja tentativas de coação. Contudo, a aglomeração e gritos de candidatos não são permitidos, sendo considerados crimes eleitorais. O TRE-PE acredita que, com um ambiente mais calmo e a prevenção de incidentes, o processo eleitoral ocorrerá de forma tranquila.