Neste domingo (27), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, realizou sua primeira visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional do Ministério da Justiça (CICCN), em Brasília. Durante a visita, a ministra conheceu as instalações e observou o funcionamento das atividades de monitoramento, recebendo explicações sobre as operações em andamento e a atuação das equipes presentes.
Acompanhada por autoridades como o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, Cármen Lúcia presenciou a integração entre diversas forças de segurança que estão atuando no CICCN. O centro de monitoramento foi estabelecido com o objetivo de garantir a segurança durante o segundo turno das eleições municipais em todo o Brasil, reunindo representantes dos 26 estados e das forças de segurança.
De acordo com o Ministério da Justiça, o CICCN tem um papel crucial na supervisão em tempo real das ações das forças de segurança durante o pleito. Até o momento, foram registradas prisões relacionadas a crimes eleitorais, evidenciando a atuação vigilante das autoridades para assegurar a integridade do processo eleitoral.