O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) declarou situação de emergência em 13 municípios brasileiros devido a desastres naturais, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (7). As cidades afetadas pela estiagem estão localizadas em diversos estados, incluindo Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Entre as localidades mencionadas estão Olivença, Palmeira dos Índios, Macururé, Maetinga, Ouro Velho, e outras.
A seca severa tem impactado a vida da população dessas áreas, levando o ministério a tomar essa decisão. Os municípios agora têm a possibilidade de solicitar recursos do Governo Federal para auxiliar nas necessidades emergenciais, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, e kits de limpeza e higiene. Essa ação busca minimizar os efeitos da estiagem e oferecer suporte às comunidades afetadas.
Além da situação de emergência, o Inmet emitiu alerta vermelho para baixa umidade em seis estados, indicando que a condição climática é um problema mais amplo que afeta diversas regiões do país. A resposta do governo federal será fundamental para ajudar as prefeituras a implementarem medidas de socorro e recuperação para as populações vulneráveis que enfrentam essa crise.