O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) desmentiu rumores que circularam neste sábado, 19, sobre a limitação de saques do benefício Bolsa Família, o que gerou aglomerações em agências bancárias e lotéricas no interior do Pará. Muitas famílias buscaram informações sobre o auxílio, levando à lotação em diversas localidades devido à desinformação.
O MDS esclareceu que os pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás poderão ser realizados ao longo dos próximos seis meses, abrangendo 140 municípios do estado. A medida visa facilitar o acesso aos recursos e evitar a espera por datas específicas, conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), permitindo que os beneficiários retirem o auxílio assim que ele for disponibilizado.
Além disso, a unificação dos auxílios se dá em resposta à crise climática que tem afetado a região, especialmente com a seca de rios no Pará. O ministério orientou os cidadãos a buscarem esclarecimentos através da Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou pelo portal oficial do governo. Essa ação é uma tentativa de mitigar os impactos dos desastres naturais sobre a população vulnerável do estado.