O Ministério das Cidades anunciou a contratação de 4.036 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, com investimentos federais que totalizam R$ 612,6 milhões. A medida, publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de outubro, tem como objetivo atender mais de 16 mil pessoas em 21 municípios de oito estados brasileiros. Até julho de 2024, o governo já havia contratado 900 mil moradias, com um investimento acumulado de R$ 160 bilhões, ressaltando o compromisso com a habitação popular.
As novas unidades habitacionais deverão ser construídas em áreas urbanas consolidadas ou em expansão e terão acesso a infraestrutura essencial, como rede elétrica, saneamento básico, educação, saúde, comércio e transporte público. As moradias térreas deverão ter pelo menos 40 metros quadrados (m²), enquanto apartamentos e casas sobrepostas devem ter uma área útil a partir de 41,5 m², garantindo condições adequadas de habitação para as famílias beneficiadas.
Os estados que receberão as novas moradias incluem o Pará, com 988 unidades, e Alagoas, que contará com 1.246 moradias. No Maranhão, serão 400 unidades; em Pernambuco, 336; e na Bahia, 224. Na região Sudeste, Minas Gerais terá um total de 629 novas residências, enquanto o Sul do Brasil receberá 153 moradias no Paraná e 60 no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa melhorar as condições de habitação e a qualidade de vida da população atendida.