O Ministério da Agricultura lançou o projeto da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) na Baixada Cuiabana, em um evento que marcou a colocação da pedra fundamental da nova unidade. O projeto visa fortalecer a economia local, focando no desenvolvimento de tecnologias apropriadas para pequenos produtores. A Umipi será vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril e estará situada em Nossa Senhora do Livramento, em uma área anteriormente ocupada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.
A nova unidade terá um enfoque na pesquisa e desenvolvimento de diversas atividades agropecuárias, como fruticultura, horticultura e piscicultura, além de trabalhar em tecnologias que favoreçam a agricultura familiar. O espaço atenderá a 11 municípios da região e promoverá práticas agroflorestais, integração entre lavoura, pecuária e floresta, além de agregar valor à produção com certificações e selos. Especialistas destacam que a unidade também validará cultivares específicas para a localidade, colaborando com outras unidades da Embrapa.
Com instalações que incluem áreas administrativas, galpões de insumos, laboratórios e casas de vegetação, a Umipi será um centro de cooperação para pesquisa, inovação e capacitação em parceria com instituições públicas e privadas. Essa iniciativa é um passo importante para a valorização da agricultura familiar, que representa 65% da área agrícola na região, buscando aumentar a produção e a produtividade dos agricultores locais.