O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou o avanço do leilão para a construção do terminal de contêineres STS10 no Porto de Santos, em São Paulo. Este projeto visa aumentar a capacidade de movimentação de contêineres de 6 milhões para 9 milhões por ano, representando um crescimento de 50%. A proposta aprovada prevê a construção de quatro berços de atracação, superando a quantidade inicialmente planejada. O ministro responsável destacou que a iniciativa foi desenvolvida após análises detalhadas, buscando a melhor solução para o maior porto do Brasil.
A ampliação da capacidade de movimentação é considerada crucial para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, facilitando tanto a importação quanto a exportação. O leilão do terminal, que estava suspenso desde 2022, será retomado pela Autoridade Portuária de Santos (APS). Um relatório do Tribunal de Contas da União recomendou que o processo licitatório fosse reiniciado em um prazo de 30 dias, embora o ministério tenha esclarecido que essa exigência não poderia ser atendida sem um novo projeto.
Além do terminal de contêineres, há planos para a construção de um novo terminal de passageiros na mesma região, que atualmente recebe cerca de 1 milhão de turistas de cruzeiro por ano. Essa iniciativa visa não apenas melhorar a infraestrutura portuária, mas também aprimorar a experiência dos visitantes. O estudo revisado do terminal deve ser enviado ao Tribunal de Contas ainda neste ano, com a expectativa de que o leilão ocorra em 2025.