Neste domingo (27), os eleitores que estão em Teresina e têm domicílio eleitoral em cidades que realizam o segundo turno das eleições podem justificar a ausência às urnas em cinco locais na capital, conforme informou o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). As mesas receptoras de justificativas funcionarão das 8h às 17h, e os locais disponíveis incluem o Aeroporto Senador Petrônio Portella, o Arquivo Central do TRE-PI, a Rodoviária Governador Lucídio Portella, o Teresina Shopping e o Riverside Shopping.
Além da justificativa presencial, os eleitores podem utilizar o aplicativo e-Título ou o Sistema Justifica, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para justificar sua ausência. Essa opção é mais vantajosa no dia da eleição, pois não exige a apresentação de documentação comprobatória. Para aqueles que não votaram no primeiro turno e não justificaram a ausência até 5 de dezembro, é necessário apresentar documentos como passagens de viagens ou atestados médicos.
A partir deste domingo, os eleitores têm um prazo de 60 dias para justificar a ausência no segundo turno, e a multa para quem não apresentar justificativa nos prazos legais é de R$ 3,51. A Justiça Eleitoral do Piauí também divulgará posteriormente os locais de justificativa para o interior do estado.