Levantamentos divulgados pelo Mais Goiás e Diário do Estado dão vantagem ao candidato do União Brasil. Goiás Pesquisas aponta que 52,91% dos eleitores acreditam que Mabel será o próximo prefeito da capital
As duas últimas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Goiânia, divulgadas neste sábado (19), pelo Diário do Estado e pelo Mais Goiás, confirmam a liderança de Sandro Mabel (União Brasil) na disputa do segundo turno. O presidente licenciado da Fieg aparece à frente em todos os cenários, a oito dias da ida dos eleitores às urnas.
Na pesquisa estimulada do Instituto Podium, contratada pelo Diário do Estado, Mabel tem 49,90% das intenções de voto, enquanto o ex-deputado cassado Fred Rodrigues (PL) aparece com 39,43%. O levantamento também apontou que 6,92% dos eleitores pretendem anular o voto, e 3,75% ainda estão indecisos. Em comparação com o levantamento anterior, Mabel oscilou positivamente 1,5 ponto percentual, enquanto Fred registrou uma queda de quase 2 pontos. Considerando apenas os votos válidos, Mabel amplia a vantagem para 55,86%, contra 44,14% de Fred.
Na pesquisa espontânea, onde o eleitor não recebe uma lista de candidatos, Mabel também aparece à frente com 45,25% das intenções de voto, seguido por Fred Rodrigues, que tem 38,78%. Esses números reforçam a tendência de crescimento do candidato apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
A pesquisa do Instituto Goiás Pesquisas, divulgada pelo portal Mais Goiás, traz um cenário semelhante. Mabel lidera com 48,09% das intenções de voto na pesquisa espontânea, enquanto Fred Rodrigues tem 33,61%, uma diferença de 14,48 pontos percentuais. Ainda há 12,15% de eleitores indecisos e 6,16% que afirmaram que votarão nulo ou branco.
Expectativa de vitória
O levantamento do Mais Goiás aponta ainda que 52,91% dos eleitores acreditam que Mabel será o próximo prefeito da capital. Seu adversário é apontado como vencedor por 39,77% dos entrevistados. O levantamento também mediu que 7,32% não souberam opinar sobre o possível resultado final.
A expectativa de vitória é um indicador que reflete a percepção dos eleitores sobre quem tem maiores chances de vencer a eleição, independentemente de suas intenções de voto. Esse dado oferece uma visão importante do sentimento popular, pois pode influenciar eleitores indecisos ou até mesmo mudar a escolha de voto daqueles que preferem apoiar um candidato percebido como vencedor.
A pesquisa realizada pelo Instituto Podium de Pesquisa Social foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-09827/2024. Foram realizadas 1000 entrevistas entre os dias 16 e 17 de outubro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
Já o levantamento do instituto Goiás Pesquisas realizou 601 entrevistas, também nos dias 16 e 17/10. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, e o intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE tem o protocolo GO-02276/2024.