Neste domingo, 27 de outubro, 51 municípios brasileiros, incluindo 15 capitais, vão às urnas para o segundo turno das eleições municipais. Este processo é necessário nas localidades onde nenhum candidato obteve a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, realizado em 6 de outubro. As capitais que participarão desse turno são Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho e São Paulo.
A votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário de Brasília, e em algumas cidades com fuso horário diferente, como Campo Grande e Manaus, será das 7h às 16h. Eleitores que ainda estiverem na fila terão o direito de votar após o fechamento das urnas. Para se identificarem, os eleitores poderão utilizar o e-Título ou documentos de identificação válidos, incluindo identidade e passaporte. É importante ressaltar que o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos, enquanto é facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e para idosos acima de 70 anos.
Aqueles que não participaram do primeiro turno ainda têm a oportunidade de votar neste segundo turno, uma vez que cada um é considerado uma eleição independente. Eleitores que não compareceram ao primeiro turno têm até 5 de dezembro para regularizar sua situação. A lista de candidatos nas diversas cidades inclui disputas entre diferentes partidos, refletindo a diversidade política do país.