Mais de 220 passageiros foram resgatados da zona de conflito no Líbano e estão a caminho do Brasil no quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu de Beirute no início da tarde deste domingo. Dentre os resgatados, encontram-se 10 crianças de colo e dois animais de estimação. Desde o início da Operação Raízes do Cedro em 6 de outubro, já foram resgatadas 1.105 pessoas e 13 pets.
O voo, que fará uma escala em Lisboa para reabastecimento, é esperado em Guarulhos, São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 14. Além de trazer os passageiros, a aeronave levou uma carga de donativos para o Líbano, incluindo 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos, arrecadadas pela Associação Unidos pelo Líbano. Essa ação destaca o apoio humanitário do Brasil em resposta à crise na região.
O Itamaraty, através da Embaixada do Brasil em Beirute, continua em contato com brasileiros e seus familiares para oferecer assistência consular e avaliar a possibilidade de um novo voo de repatriação, caso seja necessário. A operação reflete o compromisso do governo brasileiro em garantir a segurança e o bem-estar de seus cidadãos em situações de emergência no exterior.