Candidato do União Brasil tem vantagem de 16,4 pontos percentuais sobre liberal; Mabel conquistou maior número de eleitores de outros candidatos no primeiro turno
A cinco dias da realização do segundo turno, Sandro Mabel (União Brasil) aparece à frente de Fred Rodrigues (PL) com uma margem de 16,4 pontos porcentuais na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Os números são do levantamento realizado pela EPP Pesquisas, divulgados nesta terça-feira (22) com exclusividade pelo Diário de Goiás. Mabel tem 58,2% dos votos válidos contra 41,8% de Fred Rodrigues.
Em votos totais, Mabel lidera com 50,1% das intenções de voto na estimulada. Fred Rodrigues marca 35,9%. A vantagem do candidato do União Brasil sobre o liberal é de 14,2 pontos. Entre os eleitores entrevistados, 10,9 afirmam que ainda estão indecisos e 3,1% devem anular ou votar em branco.
Mabel lidera em todas as nove zonas eleitorais da capital. Os melhores desempenhos do candidato do União Brasil são nas zonas 133 (Setor Pedro Ludovico, Alto da Glória, Chácara do Governador, entre outros bairros) e 135 (Jardim Novo Mundo, Parque Atheneu, Jardim Mariliza, entre outros). Nas duas zonas, Mabel tem 53,3% das intenções de voto contra, respectivamente, 34% e 30,7% de Fred Rodrigues.
A menor distância entre eles está na 1ª Zona, de 7,7 pontos percentuais – Mabel tem 48,6% contra 40,9% de Fred. Votam na 1ª Zona os eleitores do centro, Univeritário, Setor Sul, entre outros.
Entre os indecisos, o EPP buscou saber a tendência do eleitor. Para 33,3%, o mais provável é votar em Mabel, enquanto 17,7% pendem para Fred Rodrigues. Já 49% seguem completamente indecisos. Independente da escolha, 52,9% cravam vitória de Sandro Mabel no próximo domingo (27). Para 32,5%, o vencedor será o candidato do PL – a vantagem de Mabel é de 20,4 pontos.
Transferência de voto
De acordo com o EPP, Mabel foi o maior conquistou o maior número de eleitores entre aqueles que optaram por outros candidatos no primeiro turno. O candidato do União Brasil angariou 83,2% dos eleitores de Adriana Accorsi (PT), 53,7% daqueles que optaram por Matheus Ribeiro (PSDB) e 52,7% entre os eleitores de Vanderlan Cardoso (PSD).
Já Fred Rodrigues capturou a maior parte dos votos entre os eleitores do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), com migração de 52,9%. Entre os eleitores de Vanderlan, 23% caminharam para o candidato do PL e 20% daqueles que votaram em Matheus Ribeiro. Por fim, entre os eleitores de Adriana, que representam a maior parcela, apenas 3,4% pretendem votar em Fred.
A EPP Pesquisas entrevistou 1350 eleitores entre os dias 18 e 19 de outubro. A margem de erro é de 3,51 pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-07464/2024.