O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na terça-feira (15), a Lei 14.999, de 2024, que confere o título de Herói da Pátria a Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco. A homenagem é fruto do Projeto de Lei 3.148/2024, elaborado pela Câmara dos Deputados e aprovado pelo Senado em setembro. O reconhecimento será registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
Eduardo Campos, nascido em Recife em 10 de agosto de 1965, era neto do ex-governador Miguel Arraes. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, teve uma trajetória política marcada por seu envolvimento no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Durante sua carreira, foi deputado estadual e federal, e, em 2004, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia no governo Lula. Ele se tornou governador de Pernambuco em 2006 e foi reeleito em 2010.
A trajetória de Campos foi tragicamente interrompida em 2014, quando ele era candidato à Presidência da República e faleceu em um acidente aéreo em Santos, aos 49 anos. O reconhecimento póstumo, por meio do título de Herói da Pátria, ressalta sua contribuição política e a relevância de sua memória na história do Brasil.