O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez sua primeira aparição pública na sexta-feira (25) desde um acidente em casa, onde sofreu ferimentos na cabeça. Durante a cerimônia de assinatura do acordo em Mariana (MG), Lula foi visto com pontos na cabeça. Segundo um boletim médico divulgado no mesmo dia, a situação de saúde do presidente é estável, e ele está apto a retomar suas atividades em Brasília. Uma nova avaliação médica está prevista para ocorrer em cinco dias.
Apesar de sua melhora, Lula cancelou uma viagem programada à Colômbia, onde participaria da Conferência da ONU sobre Biodiversidade, a COP16, atendendo recomendações médicas. O cancelamento se soma a outras decisões recentes, como a desistência de participar da reunião de cúpula do Brics, na Rússia, onde discursou por videoconferência.
Além disso, o presidente também não comparecerá a um evento de campanha para seu candidato a prefeito de São Paulo e não votará nas eleições de São Bernardo do Campo, onde completará 79 anos no domingo. Vale destacar que o voto não é obrigatório para pessoas com mais de 70 anos.