O presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por não viajar a São Paulo no próximo final de semana para participar do segundo turno das eleições municipais. A decisão foi comunicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, destacando que, aos 78 anos, Lula não é obrigado a votar, uma vez que a legislação brasileira torna o voto facultativo para maiores de 70 anos.
Recentemente, Lula sofreu um acidente doméstico em Brasília, onde teve uma queda e apresentou pequenos sangramentos no cérebro. Devido a orientações médicas, ele cancelou sua participação na reunião dos Brics que ocorreu esta semana na Rússia. O presidente já havia votado no primeiro turno das eleições no início do mês e tem como domicílio eleitoral a cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
No segundo turno em São Bernardo do Campo, não haverá candidatos do Partido dos Trabalhadores, e a disputa será entre Marcelo Lima, do Podemos, e Alex Manente, do Cidadania. Havia expectativas de que Lula pudesse viajar para São Paulo a fim de apoiar o candidato à prefeitura paulistana, Guilherme Boulos, que concorre contra o atual prefeito Ricardo Nunes, que busca a reeleição.