O livro “Ko’Ko Rutî – Vovó Jamanxim” reúne uma coletânea de histórias indígenas escritas por 81 professores do Instituto Federal de Roraima, abordando temas essenciais da cultura Macuxi. Lançado em 10 de outubro na Casa de Cultura Jaider Esbell, em Normandia, a obra é resultado de um ano de pesquisa e produção no âmbito do curso Técnico de Magistério Indígena. O livro, que é bilíngue em Macuxi e Português, visa registrar e valorizar as tradições culturais e linguísticas da comunidade, oferecendo um material educativo para jovens e crianças.
A coletânea apresenta seis histórias que refletem a vivência e a identidade do povo Macuxi, como “Arari, A Lagarta da Maniva” e “Oma’ Ne’ka’pî Etarumu Pantoni, A História do Rezo para Acidentes por Animais Venenosos e Peçonhentos”. Além de narrações, o livro destaca utensílios tradicionais, como o jamanxim, uma cesta utilizada nas costas, e o tipiti, uma prensa cilíndrica feita de cipó. As pesquisas foram realizadas com a participação de lideranças indígenas, garantindo a autenticidade das informações.
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRR, Adnelson Jati Batista, enfatiza que a obra é mais do que um material escolar, sendo uma ferramenta de resistência cultural e uma celebração da identidade Macuxi. Com o apoio da prefeitura de Normandia e publicada pela editora Educitec, os exemplares do livro estão disponíveis nas escolas locais, promovendo o orgulho e a preservação das tradições indígenas para as futuras gerações.