O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico no dia 19 de outubro, quando caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, resultando em uma lesão na nuca que exigiu a aplicação de cinco pontos. Após quase duas semanas de cuidados médicos, o boletim divulgado pela equipe médica nesta quinta-feira (31) informa que o estado de saúde do presidente está estável. Embora não apresente sintomas, Lula continuará a realizar exames de imagem a cada três dias para monitorar sua recuperação.
Com a recomendação médica de permanecer em Brasília, Lula cancelou três viagens internacionais, incluindo compromissos importantes como a Cúpula dos BRICS e a COP da Biodiversidade. Apesar das limitações, o presidente já voltou a sua rotina de trabalho no Palácio do Planalto e se reunirá com governadores para discutir mudanças nas políticas de segurança pública. A prioridade de Lula é estar apto a viajar ao Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, onde presidirá a reunião de cúpula do G20.
A recuperação do presidente é acompanhada de perto, e ele tem realizado exames de imagem no hospital Sírio-Libanês em Brasília. Lula completou 79 anos no último domingo (27) e, apesar dos contratempos, permanece focado em suas responsabilidades administrativas e nas agendas do governo.