O Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), anunciou a realização de um leilão para a concessão do Porto de Santana, localizado na foz do Rio Amazonas, com um investimento previsto de R$ 88,89 milhões e duração do contrato de 25 anos. O edital foi publicado no Diário Oficial da União em 24 de outubro, e o leilão está agendado para 18 de dezembro em São Paulo. Além do Porto de Santana, outros dois terminais, em Itaguaí (RJ) e Maceió (AL), também serão leiloados, totalizando um investimento de R$ 3,62 bilhões para os três locais.
Com a nova concessão, espera-se que a área do porto, com mais de 6 mil metros quadrados, seja utilizada para movimentar e armazenar produção agrícola, especialmente soja. A previsão inclui a necessidade de investimentos em infraestrutura e na aquisição de equipamentos, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional do porto. Este terminal, gerido atualmente pela Companhia Docas de Santana, desempenha um papel vital na exportação de grãos, minérios e contêineres, contribuindo para a economia local e regional.
Antes da publicação do edital, a Antaq conduziu uma consulta pública para ouvir a população sobre o leilão, demonstrando um compromisso com a transparência e a participação da comunidade. O Porto de Santana, construído na década de 1950, já possui um histórico de movimentação significativa de cargas, e as expectativas são de que a concessão traga novas oportunidades de desenvolvimento e fortalecimento das atividades portuárias na região.