O Esporte Clube Juventude anunciou a saída do técnico Jair Ventura após a derrota por 4 a 2 para o Flamengo, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A decisão foi comunicada poucas horas após o resultado negativo, em uma nota oficial divulgada pelo Departamento de Futebol do clube. Juntamente com Ventura, os auxiliares Emílio Faro e Antônio Macedo também deixam a equipe.
Contratado em julho deste ano, Jair Ventura não conseguiu reverter a situação do Juventude, que acumulou cinco jogos sem vitória, sendo três derrotas e dois empates. O aproveitamento do técnico à frente do time foi de 35%, e, apesar de ter levado a equipe até as quartas de final da Copa do Brasil, a campanha no Campeonato Brasileiro foi insatisfatória, com o time atualmente na zona de rebaixamento.
Com 34 pontos, o Juventude ocupa a 17ª colocação na tabela, sendo o primeiro time na zona de degola. A situação é crítica, com Corinthians, Cuiabá e Atlético-GO completando os quatro últimos lugares. A necessidade de mudanças se torna cada vez mais urgente para evitar o rebaixamento no final da temporada.