Daniel Alves publicou recentemente uma foto sorrindo, a primeira desde sua liberação em março, após 14 meses de prisão, onde foi acusado e condenado em primeira instância por crime sexual. Embora a localização da imagem não tenha sido divulgada, espera-se que tenha sido tirada na Espanha, uma vez que Alves entregou seu passaporte e não pode sair do país como parte das condições para aguardar o recurso à sua condenação. Ele usava uma camiseta com a mensagem “bons tempos a caminho”.
O tribunal espanhol concedeu a Alves a liberdade provisória após considerar o tempo já cumprido na prisão, que equivale a quase um quarto da pena total de quatro anos e meio. A Promotoria inicialmente buscava uma condenação de nove anos, enquanto a acusação da vítima solicitava 12 anos. Mesmo com a liberação, a situação de Alves ainda é delicada, pois o processo continua em andamento e ele deve comparecer semanalmente ao tribunal.
A condenação se refere a um incidente ocorrido em dezembro de 2022, em uma boate em Barcelona. O tribunal determinou que Alves cumpre também cinco anos de liberdade vigiada após a pena, o que inclui restrições de contato com a vítima. A decisão do tribunal enfatiza que a soltura não equivale a uma absolvição, permitindo que o acusado aguarde os desdobramentos legais em liberdade.