Um estudante de 15 anos da Etec de Taquaritinga, em São Paulo, criou um aplicativo chamado Química Naval, inspirado no clássico jogo de tabuleiro Batalha Naval, com o objetivo de ajudar na compreensão da tabela periódica. O projeto, que ainda está em fase de protótipo, utiliza um mecanismo de combinação de colunas e linhas, permitindo que os jogadores identifiquem elementos químicos em vez de embarcações. A iniciativa foi incentivada pela professora de química, que buscava maneiras lúdicas de tornar o aprendizado mais atraente para os alunos.
Sob a orientação de sua professora e outros educadores, o aluno utilizou seus conhecimentos em programação para desenvolver o aplicativo. A dinâmica do jogo envolve dois oponentes que tentam localizar elementos químicos em um tabuleiro virtual, onde as colunas representam famílias de elementos e as linhas, seus períodos. Essa abordagem inovadora visa facilitar a memorização e a compreensão da tabela periódica de maneira divertida e competitiva.
O projeto foi tão bem recebido que o estudante recebeu uma bolsa de iniciação científica do CNPQ, destacando-se entre diversas propostas de escolas técnicas do estado. Agora, ele se dedica a aprimorar o protótipo e expandir o jogo para incluir todos os elementos da tabela periódica, transformando sua ideia inicial em uma ferramenta educativa completa. O jovem expressa entusiasmo pelo reconhecimento e pela possibilidade de impactar positivamente o aprendizado de química entre seus colegas.