A J.M. Smucker anunciou um acordo para a venda de sua marca de biscoitos Voortman para a Second Nature Brands, em uma transação avaliada em cerca de US$ 305 milhões. O acordo, que será realizado em dinheiro, inclui todos os direitos da marca e uma fábrica alugada em Burlington, Ontário, além da transferência de aproximadamente 300 funcionários. A expectativa é que o negócio seja concluído no terceiro trimestre do ano fiscal, que se encerra em abril de 2025, sujeito à aprovação regulatória.
De acordo com o CEO da J.M. Smucker, a decisão de vender a marca Voortman faz parte de uma estratégia mais ampla de otimização do portfólio da empresa. O objetivo é focar e investir continuamente na marca Hostess, consolidando a liderança da empresa na categoria de doces e produtos de panificação. A marca Voortman foi adquirida no ano anterior, quando a Smucker comprou a fabricante Hostess.
A venda deverá impactar o lucro por ação ajustado da Smucker em aproximadamente US$ 0,25 anualmente, devido à perda de lucros associados à marca, sem considerar os benefícios futuros que podem advir do uso dos recursos obtidos com a transação. A marca gerou vendas líquidas de cerca de US$ 65 milhões em 2024 e projeta vendas de aproximadamente US$ 150 milhões para 2025. A empresa planeja utilizar os recursos da venda para reduzir suas dívidas, visando aumentar o lucro por ação em US$ 0,10.