O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que o ministro Mauro Vieira chefiará a delegação brasileira na cúpula dos Brics, que ocorrerá em Kazan, Rússia. A mudança de liderança ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelar sua viagem devido a recomendações médicas. O presidente participará da reunião de forma virtual, enquanto Vieira embarca para a Rússia na noite de hoje.
A decisão de Lula de não comparecer se deve a um acidente doméstico em que ele sofreu uma queda, resultando em um ferimento na região occipital. Ele recebeu atendimento no Hospital Sírio-Libanês, onde foi tratado e teve a necessidade de alguns pontos na nuca. A equipe médica desaconselhou viagens aéreas longas, mas confirmou que o presidente poderá continuar suas atividades administrativas normalmente do Palácio do Planalto.
Além do cancelamento de Lula, a delegação brasileira também contará com a ausência do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que optou por permanecer no Brasil. As mudanças na comitiva refletem as circunstâncias imprevistas enfrentadas pelo governo, destacando a importância das reuniões internacionais para a diplomacia brasileira, especialmente no contexto atual.