A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou nesta quarta-feira (16) a abertura de uma investigação em resposta a denúncias relacionadas a possíveis irregularidades envolvendo dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O processo está sendo conduzido de forma sigilosa para garantir a integridade das apurações e o cumprimento do devido processo legal, reafirmando o compromisso da CGU com a transparência e a correção de desvios de conduta na administração pública.
O ministro de Minas e Energia solicitou à Aneel que conduza uma apuração rápida sobre o cumprimento do contrato da empresa distribuidora de energia elétrica Enel na região metropolitana de São Paulo. Ele defendeu que a Aneel verifique se a empresa descumpriu índices regulatórios que foram anteriormente considerados regulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A CGU também iniciou uma auditoria para apurar responsabilidades pelo recente apagão na mesma região, levantando questões sobre a fiscalização exercida tanto pela Aneel quanto pela agência estadual.
O ministro da CGU destacou a necessidade de investigar a extensão das falhas na fiscalização e possíveis manipulações por parte da empresa para ocultar problemas. A investigação buscará determinar as responsabilidades e propor as devidas sanções, caso sejam identificadas irregularidades. A CGU se compromete a manter o público informado à medida que o processo avança e for concluído.