A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou a abertura de uma investigação para apurar possíveis irregularidades envolvendo dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em resposta a denúncias feitas pelo Ministro de Minas e Energia. O processo será conduzido de forma sigilosa, respeitando as normas vigentes, e a CGU reafirma seu compromisso com a transparência na administração pública, prometendo manter o público informado sobre os desdobramentos da investigação.
Além disso, o ministro destacou a necessidade de a Aneel realizar um processo ágil para verificar se a distribuidora de energia elétrica Enel está descumprindo cláusulas do contrato de concessão em São Paulo. Ele solicitou que a Aneel investigue se a empresa não cumpriu os índices regulatórios apontados pelo Tribunal de Contas da União, enfatizando que, caso haja descumprimento, medidas adequadas devem ser tomadas.
Por fim, a CGU também iniciou uma auditoria relacionada ao recente apagão de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. O ministro da CGU mencionou que a investigação determinará a extensão das falhas na fiscalização, tanto da Aneel quanto das agências estaduais, além de possíveis manipulações por parte da empresa para ocultar falhas operacionais.