O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou uma nova medida que permite a solicitação do benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, diretamente em agências dos Correios. Para isso, os segurados não precisam agendar horário, bastando apresentar um atestado médico ou odontológico que justifique o afastamento por até 180 dias. Essa mudança visa facilitar o acesso ao benefício, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades em utilizar os meios digitais.
A nova modalidade de atendimento tem se mostrado vantajosa, permitindo que mais de 2,6 mil agências dos Correios em todo o Brasil atendam a população. O processo é simples: um funcionário digitaliza a documentação apresentada e inicia o requerimento no sistema do INSS, que analisará a concessão sem a necessidade de perícia presencial, desde que o segurado tenha as últimas 12 contribuições regulares. Caso haja alguma inconformidade no atestado, o segurado será notificado para agendar uma perícia médica.
Além da solicitação do auxílio-doença, os segurados também podem utilizar os Correios para entregar documentos pendentes relacionados a outros processos do INSS, como aposentadoria. A expectativa é que até o início de 2025, 7 mil agências estejam oferecendo esse atendimento, o que representa uma importante parceria entre os Correios e o INSS, visando simplificar a vida dos cidadãos e garantir que todos tenham acesso aos serviços previdenciários de forma mais ágil e prática.