Estudantes do campo que concluíram o 9º ano do ensino fundamental podem se inscrever para o ensino médio integrado à educação profissional em Agropecuária no Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, em Goiânia. As aulas começarão em 2025 e incluirão conteúdos relevantes para a vida rural, como irrigação e fitopatologia. As inscrições são feitas online até 11 de outubro, com 60 vagas disponíveis para duas turmas da 1ª série.
O processo seletivo ocorrerá em três etapas: análise de documentos pessoais e do histórico escolar, avaliação da carta de intenção e uma entrevista. O Agrocolégio, instituído pelo Governo de Goiás, contará com especialistas nas diversas áreas para as atividades e práticas educativas. As aulas serão oferecidas em regime de internato e semi-internato, promovendo uma experiência educacional imersiva.
O Agrocolégio foi criado para formar estudantes da rede pública oriundos do campo e tem como objetivo incentivar a permanência desses jovens na zona rural e a sucessão familiar. A previsão é que o número de alunos aumente gradativamente nos anos seguintes, começando com 60 estudantes em 2025 e podendo chegar a 180 em 2027, com a inclusão de turmas de 1ª e 2ª séries.