O Governo de Santa Catarina tem promovido diversas ações para valorizar a categoria dos professores, especialmente neste Dia do Professor. Entre as iniciativas destacadas, está a proposta de descompactação da tabela salarial, a qual é a primeira desde 2008. Essa mudança busca incentivar a formação continuada dos educadores por meio de mestrados, doutorados e especializações, refletindo um compromisso com a qualidade do ensino.
Além disso, a gestão estadual anunciou a realização do maior concurso público da história da Educação no estado, que visa a convocação de até 10 mil profissionais, incluindo 5 mil professores na primeira chamada. Esse concurso é visto como uma oportunidade significativa para a contratação de novos educadores e para a melhoria da estrutura educacional na região. O investimento de mais de R$ 800 milhões para o aumento do vale-alimentação também é um ponto importante das ações em favor dos professores.
A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, parabenizou os professores e reiterou a importância dessas medidas para a valorização da profissão. Com a aplicação de 1/3 da hora-atividade a partir de 2025, o Governo demonstra um compromisso com a melhoria das condições de trabalho dos educadores, reforçando a importância da educação e o reconhecimento da profissão.