A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, participa, na manhã desta sexta-feira (18/10), do lançamento da edição 2024/2025 da Operação Goiás Alerta e Solidário. Essa ação tem como objetivo mobilizar diferentes setores da gestão estadual para mitigar riscos e garantir a segurança da população em 62 municípios identificados como vulneráveis a desastres naturais. Entre as medidas planejadas estão o mapeamento das áreas de risco, melhorias na infraestrutura das rodovias e o apoio humanitário.
O plano de contingência inclui ainda a instalação de postos da Defesa Civil em 11 localidades estratégicas. A solenidade de lançamento ocorrerá no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, localizado em Goiânia. Durante o evento, Gracinha Caiado também realizará a entrega de novos equipamentos e 32 viaturas para a corporação, totalizando um investimento superior a R$ 10 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás.
Além da Operação Goiás Alerta e Solidário, o estado enfrenta desafios relacionados a queimadas, com 8,4 milhões de hectares do Cerrado afetados em apenas nove meses. O aumento significativo no registro de incêndios em setembro, que foi 30% maior que a média habitual do mês, reforça a necessidade de medidas preventivas e de resposta efetiva para proteger a população e o meio ambiente.