O Índice Bovespa apresentou uma queda na manhã desta terça-feira, 8, afastando-se das mínimas do dia, quando chegou a recuar 1,25%. A desilusão com a falta de novos incentivos econômicos na China impactou negativamente os preços do minério de ferro, provocando uma realização de lucros nas commodities, particularmente no petróleo. Como resultado, as ações de empresas como Petrobras, Vale e siderúrgicas sofreram penalizações no mercado brasileiro.
Após o feriado da Golden Week, havia uma expectativa de que a China anunciaria um pacote econômico significativo, mas o chefe da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, Zheng Shanjie, apenas mencionou a antecipação de 100 bilhões de yuans para investimentos no próximo ano e um valor similar para projetos de construção. Essa sinalização gerou perdas nos preços do minério de ferro, que caíram mais de 2% na China e mais de 5% em Cingapura.
O desempenho do Ibovespa reflete basicamente as quedas nas commodities em um dia com poucos destaques. O mercado continua a aguardar a divulgação dos dados do IPCA, programados para amanhã, e do CPI nos Estados Unidos, que será publicado na quinta-feira. Às 11h48, o Ibovespa registrava uma baixa de 0,73%, com as ações da Vale ON caindo 3,55% e as da Petrobras ON e PN apresentando perdas de 2,66% e 2,48%, respectivamente.