O governo de Santa Catarina confirmou, neste sábado (19), a ocorrência de diversas ações violentas na Grande Florianópolis, envolvendo interdições com fogo em veículos e barricadas em vários bairros, especialmente no Centro da capital. As forças de segurança, incluindo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mobilizaram-se para combater os incêndios e liberar as vias afetadas. Até o final da tarde, foram registradas sete prisões, dois foragidos e um óbito de um suspeito durante um confronto com a polícia.
As autoridades afirmaram que as ações violentas estão sendo coordenadas por uma facção criminosa, e os responsáveis estão sendo investigados. O governador se manifestou em redes sociais, garantindo que o combate ao crime organizado continua firme, e que a segurança da população é uma prioridade. Ele destacou a mobilização das forças de segurança e o reforço no policiamento nas áreas de maior risco.
A Secretaria de Segurança Pública está atenta à situação, com um gabinete de crise ativo para coordenar as operações. Além do combate aos incêndios, o foco é restaurar a ordem pública e garantir a segurança dos cidadãos. A situação continua em monitoramento, e novas atualizações devem ser divulgadas à medida que mais informações estiverem disponíveis.