Na tarde de quinta-feira, 3 de outubro, um incêndio ocorreu no histórico edifício Copan, localizado no centro de São Paulo. As chamas, que começaram nas juntas de dilatação do prédio, estão sendo controladas pelo Corpo de Bombeiros, que mobilizou nove equipes para atuar em duas frentes, no 22° e 33° andares. Até o momento, não foram registradas vítimas, mas moradores foram obrigados a evacuar seus apartamentos devido à grande quantidade de fumaça que saía pelas janelas.
Os registros de moradores e a resposta dos Bombeiros indicam que a presença de uma tela de proteção no edifício dificultou a dispersão da fumaça. Segundo informações preliminares, o incêndio teve origem no 22° andar, e a Defesa Civil está investigando a situação. As ruas ao redor do Copan foram interditadas como medida de segurança, e os bombeiros estão realizando vistorias em todos os apartamentos dos blocos afetados.
O Copan, um dos principais ícones arquitetônicos da cidade projetado por Oscar Niemeyer, possui 35 andares e, segundo relatos, o fogo teria se iniciado acima do 18º andar. O bloco D, que abriga apartamentos maiores, e o bloco E, com quitinetes, foram evacuados. Moradores de outras áreas do prédio estão sendo mantidos em segurança enquanto as equipes de emergência continuam a verificar a origem e a extensão do incêndio.