Um incêndio ocorreu no histórico edifício Copan, localizado no centro de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 3. As chamas, que se originaram nas juntas de dilatação do prédio, foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, que mobilizou nove equipes em duas frentes de combate, no 22° e 33° andares. Apesar da grande quantidade de fumaça visível pelas janelas, não há registros de vítimas, e a evacuação dos moradores foi coordenada com segurança.
A tenente Olívia, do Corpo de Bombeiros, informou que o incêndio teve início no 22° andar, sendo dificultado pela presença de uma tela de proteção que impede a dispersão da fumaça. A Defesa Civil confirmou que as equipes estão tentando identificar a origem da fumaça branca que emergia das juntas de dilatação. Durante a operação, os blocos D e E foram evacuados, enquanto outras áreas do edifício permaneceram acessíveis aos moradores.
O edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer e conhecido por suas características arquitetônicas marcantes, é um ícone da cidade. A evacuação foi realizada em meio a relatos de que alguns moradores, especialmente os mais idosos, preferiram se reunir no térreo. Até o fechamento deste relatório, os bombeiros estavam inspecionando os apartamentos do bloco D em busca de focos de incêndio, após terem verificado o bloco E sem encontrar problemas.