Em um casarão centenário localizado no Centro Histórico do Recife, um projeto social está transformando a vida de cerca de 80 crianças por meio do cultivo de alimentos orgânicos em uma horta no telhado. Com um canteiro de 400 m², as crianças aprendem sobre jardinagem e, a cada 15 dias, suas mães colhem e levam para casa parte da produção, como legumes e verduras, que contribuem para a segurança alimentar de suas famílias. Este projeto não apenas fornece alimentos saudáveis, mas também oferece uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os jovens envolvidos.
A iniciativa chamou a atenção do fotógrafo Hans von Manteuffel, que, após conhecer o projeto durante suas férias no Brasil, decidiu se fixar no Recife e documentar o trabalho social da Comunidade dos Pequenos Profetas. Uma de suas fotografias foi selecionada para um concurso da ONU sobre transformação urbana e será exibida na COP29, conferência que abordará questões climáticas em Baku, no Azerbaijão, em novembro de 2024. A imagem representa a esperança e a capacidade de criar um mundo melhor com iniciativas simples e comunitárias.
O projeto visa inspirar a multiplicação de hortas urbanas e novas ações contra a fome, ressaltando que uma alimentação saudável pode impulsionar a educação e a inserção no mercado de trabalho. Com a melhora na nutrição, os participantes do projeto se tornam mais aptos a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, como enfatiza um dos fundadores da Comunidade dos Pequenos Profetas. A proposta é que as experiências e resultados obtidos sirvam de modelo para outras comunidades no Brasil e no mundo.