Em Bertioga, no litoral de São Paulo, guardas civis municipais salvaram a vida de um bebê de apenas um mês que se engasgou com leite materno durante uma festa. O incidente ocorreu no dia 13 de outubro, quando o bebê começou a chorar após acordar. Sua mãe, ao perceber que ele não conseguia respirar e estava ficando roxo, pediu ajuda à sua família, mas ninguém conseguiu desengasgar a criança. O marido da prima da mãe do bebê estava a caminho do hospital quando avistaram os guardas patrulhando a área.
Os agentes, ao chegarem ao local, encontraram o bebê praticamente sem respirar. A agente Mariana do Rosário realizou a manobra de Heimlich, enquanto o colega Hudson acionou o Samu. Após algumas tentativas, o bebê conseguiu expelir o leite e voltou a respirar. Mesmo após a recuperação imediata, Luís Miguel foi levado ao Hospital Municipal de Bertioga para uma avaliação, onde foi liberado posteriormente, mostrando-se bem e ativo.
Uma semana depois, a mãe do bebê reencontrou os guardas para agradecer, destacando a importância do conhecimento da manobra de Heimlich em situações de emergência. Os agentes ressaltaram a gratificação em ajudar e encorajaram que mais pessoas aprendam essa técnica, principalmente quem tem crianças pequenas. A mãe expressou sua profunda gratidão, afirmando que os guardas foram “anjos” que salvaram a vida de seu filho.