O governo federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está se preparando para avançar com um novo modelo de concessões para rodovias federais em 2025. Após esforços para atrair novos investidores e ajustar as condições contratuais, a proposta inclui a criação de concessões inteligentes, que visam rodovias com menor tráfego, possibilitando tarifas reduzidas e simplificação das exigências. Segundo George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, o objetivo é manter boas condições das estradas sem a necessidade de investimentos pesados, como duplicações.
O novo modelo, apelidado de concessão light, será testado com pelo menos seis projetos no segundo semestre de 2025 e contará com a implementação do sistema de cobrança free flow, que elimina barreiras físicas de pedágio e promete reduzir custos operacionais e de investimento em até 20%. Essa abordagem não apenas agiliza o trânsito, mas também almeja mitigar problemas de inadimplência e educar os usuários sobre o novo sistema de pagamento.
Além disso, o governo busca diversificar os participantes nos leilões, atraindo não só construtoras, mas também fundos de investimento e outros agentes do mercado financeiro. A estratégia é realizar 35 leilões de rodovias até o fim do terceiro mandato de Lula, visando otimizar a alocação de recursos públicos em projetos com menor aderência do capital privado e promovendo uma agenda robusta de investimentos em infraestrutura no Brasil.