O Governo do Estado finalizou nesta quinta-feira, 10, a turnê de divulgação do 6º Prêmio Honestidade nas Escolas, um concurso anual promovido pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é incentivar a cultura da ética, do respeito e da cidadania entre os alunos. Durante a turnê, a mascote do prêmio, a boneca Catarina, participou de visitas a 22 escolas em 11 municípios catarinenses, convidando os estudantes a se inscreverem até 18 de outubro. A meta da Controladoria-Geral é atingir 50 mil inscrições.
Nesta edição do prêmio, o tema abordado é o cuidado com o espaço público, com foco no ambiente escolar, buscando conscientizar as crianças sobre a responsabilidade coletiva em relação ao patrimônio público. O controlador-geral, Pedro Waltrick, destacou a importância de dialogar com os alunos, afirmando que as ações educativas extrapolam os muros escolares e atingem a comunidade em geral.
O público-alvo do Prêmio Honestidade nas Escolas são os alunos do 1º ao 5º ano da rede estadual de ensino, com a ampliação do número de premiados passando de 15 para 72. O concurso conta com duas categorias, uma para o 1º ao 3º ano e outra para o 4º ao 5º ano, e premiará os primeiros lugares de cada categoria em cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).