O governo federal anunciou a divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), programada para esta terça-feira, 8 de outubro, às 10h. Os candidatos poderão acessar suas notas e visualizar a imagem digital de suas provas discursivas no site da Fundação Cesgranrio, além de obter um extrato detalhado que mostrará a composição de suas notas. As notas referentes aos blocos 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8, que correspondem aos níveis superior e médio, serão disponibilizadas, enquanto os resultados do bloco 4 estão temporariamente suspensos devido a uma decisão judicial.
Os candidatos classificados terão um prazo até a próxima quarta-feira, 9 de outubro, para solicitar recursos para revisão das notas da prova escrita. A convocação para o envio de títulos acadêmicos ocorrerá simultaneamente, e os documentos devem ser enviados nos dias 9 e 10 de outubro. A avaliação dos candidatos incluirá a análise dos resultados de conhecimentos específicos e gramaticais, com a nota total refletindo essas categorias. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 21 de novembro, com a posse dos convocados começando em janeiro de 2025.
O Concurso Nacional Unificado, conhecido como o “Enem dos concursos”, centraliza as seleções para diversas vagas em órgãos do governo federal. Nesta edição inaugural, estão disponíveis 6.640 vagas para mais de 2,1 milhões de inscritos, dos quais cerca de 970 mil compareceram às provas. A classificação dos candidatos levará em conta suas notas e preferências por cargos, respeitando as cotas estabelecidas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, de modo a promover a diversidade nas contratações.