O governo de São Paulo anunciou a instalação de um gabinete de crise a partir de sexta-feira (18) no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) para atender a população durante as emergências causadas pelas chuvas esperadas no fim de semana. A medida visa melhorar a comunicação e a resposta a situações críticas, com a presença de representantes das empresas de energia elétrica para garantir um monitoramento mais eficaz e ações rápidas.
Cerca de 36 mil clientes estavam sem energia elétrica devido a um apagão que afetou a capital e a região metropolitana desde a sexta-feira anterior. Em resposta à situação, o governo estadual mobilizará cerca de 5.400 agentes da Defesa Civil, além de equipes da concessionária Enel, que estarão posicionadas em veículos de manutenção para agilizar a resposta a possíveis danos. O alerta climático indica chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo, com acúmulos de até 200 milímetros em algumas áreas.
A Defesa Civil emitiu um alerta para fortes tempestades entre sexta e domingo, resultantes da passagem de uma frente fria. O governo exige que as concessionárias implementem planos de contingência e identifiquem áreas críticas, como hospitais e pontos de distribuição de água, para minimizar os impactos das chuvas. A Enel se comprometeu a mobilizar de 700 a 1.200 equipes para garantir a recuperação dos serviços afetados.