O Governo Federal do Brasil, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), já resgatou mais de mil brasileiros e seus familiares da zona de conflito no Líbano. O quinto voo da operação Raízes do Cedro, realizado por um avião KC-30, decolou de Beirute neste domingo (13/10) com 220 passageiros, incluindo crianças e animais de estimação. A aeronave, que também transportou donativos, como cestas básicas e medicamentos, fará uma escala em Lisboa antes de pousar em Guarulhos, São Paulo, na manhã de segunda-feira (14/10).
A operação de repatriação tem o apoio de diversos órgãos governamentais, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Polícia Federal e o Itamaraty, que se mantém em contato com brasileiros no Líbano para oferecer assistência consular e avaliar a necessidade de novos voos, dependendo das condições de segurança. Desde o início da operação, já foram realizados cinco voos, totalizando 1.105 passageiros e 13 animais de estimação resgatados.
O governo brasileiro recomenda que aqueles que podem deixar o Líbano por meios próprios o façam, pois o aeroporto de Beirute permanece em operação com voos comerciais. Além disso, o Itamaraty disponibiliza um número de plantão consular para atender a demandas emergenciais. A iniciativa evidencia o compromisso do Brasil em assegurar a segurança de seus cidadãos em situações de crise no exterior.